Nota:
alguns programas, por muito abrangentes, mantêm-se do ano letivo anterior:
Economia Política, Filosofia, Inglês I, Literatura,
Pintura. (cf. programas 2011/12)
Pintura. (cf. programas 2011/12)
A: DISCIPLINAS
TEÓRICAS
ALEMÃO – NIVEL A1 – INICIAÇÃO
TEMAS /
VOCABULÁRIO
§
O
Alfabeto.
§
Identificação entre pessoas /
Apresentação/ Contactos.
§
Dias da
Semana.
§
Meses do
Ano.
§
Numerais Cardinais (1 /100).
§
Numerais Ordinais ( 1 /
20)
§
A
Familia.
§
Profissões.
§
Refeições ( Comida /
Bebidas)
§
Meios de
Transporte.
§
As
Horas.
§
O Tempo
Atmosférico.
GRAMÁTICA
§
Géneros das
Palavras.
§
Declinações.
§
Artigos Definidos./
Indefinidos
§
Pronomes Pessoais (sujeito /
complemento)
§
Pronomes Pessoais
Reflexos.
§
Pronomes e Adjectivos
Possessivos.
§
Alguns Pronomes
Interrogativos.
§
Adjectivos.
§
Preposições.
§
Alguns Advérbios de
Lugar.
§
Alguns Advérbios de
Tempo.
§
Plurais (regulares /
irregulares).
§
Algumas
Conjunções.
§
Verbo Sein. / Verbo
Haben
§
Noçaõ de Verbo
Regular.
§
Noção de Verbo
Irregular.
§
Verbo de Particula Separável
/ Inseparável.
§
Verbos Modais –Können-
Wollen.
ACTIVIDADES
§
Leitura de Pequenos
Textos.
§
Construção de Pequenos
Diálogos.
§
Audição de CDS relacionados
com os temas em estudo.
§
Pequenas Composições
Escritas.
§
Oralidade.
§
Pequenos Trabalhos de
Projecto de acordo com os temas .trabalhados.
§
Pequenas
Dramatizações.
§
Exercícios de Gramática (
consolidação dos assuntos apresentados)
MARGARIDA
SOUSA
História da
Arquitectura Portuguesa
- Românico
·
Contexto
histórico
·
Arquitectura militar -
Castelos
·
Arquitectura religiosa - Igrejas, Sés
/Catedrais:
- Sé de Braga, Porto, Coimbra e
Lisboa
-Igreja de Paço de Sousa (perto de Penafiel, séc.
XII)
- Mosteiro de Cete (perto de Penafiel, séc.
XII)
- Igreja de Sta. Eulália (perto de
Braga)
- Igreja de S. Miguel do Castelo (Guimarães,
principio do séc. XII)
- Igreja de Rio Mau (Vila do Conde, séc. XII a
XIII)
-Abade de Neiva (séc. XIII)
- Igreja de Serzedelo
(Guimarães)
-Igreja de S. Pedro de Tarouca (Lamego, séc.
XIV)
-Igreja de Castro de Avelãs
(Bragança)
- Gótico
·
Contexto
histórico
·
Gótico
português
·
Gótico vertical
(Cistercienses)
·
Gótico mediterrânio (medieval, horizontal ou
mendicante)
·
Arquitectura
Religiosa
-Mosteiro de Alcobaça (finais do séc.
XII)
-Sé de Évora (séc. XII a
XIII)
-Mosteiro da
Batalha
-Igreja de S. Francisco de
Estremoz
-Igreja de Sta. Maria do Olival
(Tomar)
-Igreja de S. João Baptista (Tomar, séc.
XV)
-Igreja da Senhora da Oliveira (Guimarães, final
do séc. XIV, inicio do séc. XV)
·
Arquitectura
Civil
-Castelo do Sabugal: Torre de
Habitação
-Castelo de Arraiolos (perto de
Montemor)
-Paço de Ourém (final do séc.
XIV)
-Paço de
Leiria
-Casa em Caminha, “casa dos Coímbras” (séc.
XV)
-Paço de Guimarães (nos anos 30, 40 do séc. XX-
sofreu alterações)
·
Arquitectura Urbana - Burguesia Baixa / Média (tipica
da cidade do séc. XIV, XV)
-Antigo Bairro Medieval em Tarouca
(Lamego)
-Casa de Câmara (Viana do Castelo, séc.
XV)
-Torre de Portagem c/ ponte (Ucanha, perto de
Lamego)
-Ponte em
Tarouca
-Ponte em Castelo de
Vide
-Ponte de Avô (Oliveira do
Hospital)
·
Cidade
Medieval
-Cidade de
Guimarães
-Aglomerado urbano de Fronteira (perto de
Marvão)
-Aldeia de
Monsaraz
- Manuelino ( Medievo-renascentismo na
Arq. Portuguesa, entre 1490 e
1530)
·
Contexto
Histórico
·
Arquitectura
Religiosa
-Igreja de S. Brás (Évora, final do séc.
XV)
-Igreja Matriz de
Elvas
-Igreja Matriz do Alvito (perto de
Beja)
-Igreja Matriz de
Moura
-Igreja Matriz de Pavia
(Alentejo)
-Igreja Matriz de Jesus (Setúbal, final do séc.
XV)
-Igreja dos
Jerónimos
-Igreja de Arronches (Perto de
Estremoz)
-Ermida de Sto. Cristo do
Restelo
-Igreja em
Beja
-Igreja de S. Sebastião (em
Alvito)
-Galeria do Claustro do convento de S.
Francisco
-Janela do Convento de Cristo
(Tomar)
·
Arquitectura
Civil
-Paço real em Alvito (perto de
Beja)
-Paço de
Sintra
-Paço de
Évora
-Torre de
Belém
- Clássico
·
Contexto
Histórico
-Galilé da mesericórdia de
Beja
-Tumulo da igreja de
Trofa
-
Chafariz da bola em Évora
-Igreja da mitra em
Évora
- Pseudomaneirismo
- Maneirismo
- Arquitectura
Chã
·
Contexto
Histórico
·
Jesuitas
·
Aula da
ribeira
·
Arquitectura
Religiosa
-Sé de
Leiria
-Igreja de
Alcaçovas
-Igreja da Conceição em Vila
Viçosa
-Igreja de Santa Maria em
Estremoz
·
Arquitectura
Civil
-Palácio dos Duques de Bragança em Vila
Viçosa
-Palácio de
Ourém
- Barroco
·
Contexto
Histórico
·
Barroco
decorativo
-Igreja em
Arraiolos
-Igreja da Misericórdia
-Igreja
Chã de Faro
·
Barroco
Cénico
-Sé de
Portalegre
-Igreja de São Paulo em
Lisboa
-Igreja do Senhor dos Passos em
Guimarães
·
Barroco
Arquitectónico
-Igreja de Santa Engrácia
-Igreja dos Congregados em
Estremoz
-Igreja do Bom Jesus da Cruz em
Barcelos
-Igreja do Senhor da pedra em
Óbidos
·
Arquitectura
Civil
-Mafra
-Coimbra
-Palácio das
Necessidades
-Palácio do
Lavradio
-Palácio
Barbacena
-Hospital de São Marcos em
Braga
-Aqueduto das águas
livres
-Núcleo urbano de Santo Antão do
Tojal
- O
Distrito de Setúbal e os seus
monumentos
- O
Caso particular de Azeitão
Carla
Machado
30-Julho-2012
INGLÊS – NIVEL
II
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
TEMAS /
VOCABULÁRIO
vVestuário
vDesportos
vA Casa
vHobbies
vRefeições (Comida /
Bebidas)
vAs Horas
vRotina Diária
GRAMÁTICA
vVerbos no Tempo do
Presente
vVerbo to Be no
Passado
vVerbo To Do (
auxiliar)
vThere Is / There
Are
vVerbo Can
vTodos os verbos relacionados com a rotina
diária.
vPronomes
Interrogativos
vPreposições de
Lugar
vPreposições de
Tempo
vSome /Any
ACTIVIDADES
vLeitura e análise
de textos
vOralidade
vDiálogos
vConstrução de pequenas
composições
vAudição de CDS e actividades daí
decorrentes
vJogos
vExrcícios de
gramática de acordo com os temas
desenvolvidos
vDramatizações.
MARGARIDA SOUSA
ACTIVIDADES A
DESENVOLVER:
Ø
Confronto com situações do
dia a dia ( ex. Uma ida ao
médico).
Ø
Interagir em lingua
Inglesa.
Ø
Leitura de textos e análise
das principais ideias.
Ø
Debates sobre temas da
actualidade ,visando situações de contra / a
favor.
Ø
Composições baseadas em gravuras , numa história ou artigo
de revista.
Ø
Leitura ou audição de
histórias para imaginar o
final.
Ø
Audição de vários temas com
preenchimento de fichas relacionadas com o a ideia
principal.
Ø
Reconto de
textos.
Ø
Resumos de
textos.
Ø
Uso da música como ponte para
aplicação de vocabulário.
Ø
Adivinhas.
Ø
Pequenas
dramatizações.
Nota: Os conteúdos
gramaticais serão apresentados como complemento das actividades referidas por
supostos erros cometidos pelos alunos ou dúvidas apresentadas por
estes.
PROGRAMA DA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA E RELACIONAMENTO INTERGERACIONAL
CARACTERIZAÇÃO:
A
Disciplina permite aos participantes a aquisição de conhecimentos que visam uma
sensibilização pessoal acerca das vantagens de uma aproximação entre duas
gerações (jovens e séniores) no sentido de construírem uma verdadeira relação
intergeracional, baseada num convívio dinâmico, assertivo, assente em valores de
solidariedade e no respeito pelas vivências e conhecimentos que, em cada idade,
em cada geração, se adquirem e temos o dever e o direito de
partilhar.
OBJECTIVOS:
1 –
Contribuir para a aproximação (directa ou indirecta) educacional e cultural
entre duas gerações – Jovens e Séniores – com maneiras distintas de SER e ESTAR
na sociedade actual, direccionada para uma vertente pedagógica, sob a forma de
aulas teóricas (seminários, palestras, sessões educativas,
etc.);
2 –
Promover essa aproximação com actividades de âmbito prático como complemento das
aulas teóricas sob a forma de actividades de âmbito recreativo (pintura,
fotografia, dança, yoga, etc.) sempre que possível.
A
disciplina será repartida por dois grandes
MÓDULOS:
A -
Pedagogia Intergeracional: definição, importância e vivências (este módulo
será iniciado em Setembro até às férias do
Carnaval).
B -
Ambiente/Saúde: a defesa da qualidade de vida (este módulo será dado após as
férias do Carnaval até o final do Ano Lectivo).
Estes
dois MÓDULOS vão-se dividir em submódulos (5-7) que visam abordar temáticas do
interesse dos seniores, tais como:
1 - A
Pedagogia Intergeracional e sua importância no contexto
actual.
2 -
Ambiente e Saúde: a sua relação.
3 -
Ambiente e Qualidade de Vida.
4 -
Saúde e Qualidade de Vida
5 - A
importância da Afectividade
6 - A
importância da Segurança
7 -
Lazer e Qualidade de Vida
METODOLOGIA:
Os
módulos serão dados em sessões semanais com a duração de 1
hora.
Rosa
Silvestre, agosto 2012
(UNIDADE
CURRICULAR: Teorias da Cultura)
DOCENTE RESPONSÁVEL:
Joaquim Pinto
PROGRAMA –
OBJETIVOS
A disciplina de Teorias da
Cultura tem como objetivo analisar as principais escolas e teses
da
teoria cultural
contemporânea e sensibilizar os estudantes para os temas mais relevantes
com
que estas escolas e
autores se debatem. Pretende, assim, demostrar o modo como as
cultura
se apresenta como o
paradigma legitimador do século XXI, como é produto e produtora
de
identidade e sentido em
termos políticos, simbólicos, sociais e religiosos.
Neste âmbito, as lições
propiciam o desenvolvimento de competências de compreensão
intercultural e de
compreensão hermenêutica, bem como competências comunicativas,
que
assentam na capacidade de
ler, decifrar e atribuir sentido aos registos sígnicos das
culturas
alvo. O desenvolvimento da
competência intercultural do aluno assenta no cultivo dos
seguintes formantes:
capacidade de diagnosticar um problema, de situar um texto, evento
ou
artefacto num contexto
cultural e sócio-histórico específico, de o relacionar e articular
com
outras realidades
culturais afins ou de o contrastar com realidades diferentes, e de o decifrar
e
interpretar no seu
horizonte de sentido próprio, utilizando com correção a linguagem
própria
da comunidade
envolvente.
Conteúdos
Programáticos:
I -Teoria Cultural,
História da Cultura, Estudos Culturais: Tendências e debates.
1. Teoria Cultural e
História da Cultura: A tradição filosófica e hermenêutica.
2. A tradição sociológica
e psicanalítica
3. Os Estudos Culturais e
os Estudos de Cultura
4. Estudos de
Caso:
Claude Lévi-Strauss, Raça
e História (1952)
Edgar Morin, Cultura e
Barbarie (2009)
Walter Benjamin, A Obra de
Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936)
II – Cultura e
Modernidade: Walter Benjamin
1. Da modernidade como
choque e renovação.
2. Modernidade e cultura
do olhar.
3. Revisões Pós-Modernas
da teoria de W.Benjamin.
Estudos de
Caso:
Edgar Allan Poe, “The Man
of the Crowd” (1840)
Baz Luhrman, Moulin Rouge
(2001)
III – Cultura, Conflito e
Violência: Sigmund Freud
1. Cultura e
Natureza.
2. Cultura, trauma e
recordação
3. Cultura e
memória.
Estudos de
Caso:
Christopher Nolan, Memento
(2000)
Paul Haggis, In the Valley
of Elah (2007)
Sean Penn, Into the Wilde
(2007)
IV – Cultura e Controlo
Social: Michel Foucault
1. Subjectividade e
biopoder
2. O
"panóptico"
Estudo de
caso:
Steven Spielberg,
Miniority Report (2002)
Andrew Niccol, Gatacca
(1997)
V – Cultura e Identidade:
Edward Said
1.
Identidade/identidades.
2. Hibridismo e
multiculturalismo.
3. Identidade,
Imperialismo, colonialismo e pós-colonialismo:
Problemáticas e
debates.
Estudo de
caso:
Mira Nair, Casamento
Debaixo de Chuva (2001)
Mira Nair, O Bom Nome
(2006)
TERTÚLIA
DE ARTE E SABERES
António
Osório de Castro
No
decorrer do projeto de instalação desta“agremiação de boas vontades” no que toca
a dar e receber ensinamentos em plena Arrábida, foi a Azeitão que coube receber
com galhardia este polo cultural.
A
adesão excedeu as expectativas e está em movimento acelerado, o que teve início
em expectante sonho de pioneiros.
Os
pioneiros comportam-se sempre desta maneira. Sonham e depois arrastam consigo
vontades, dinamismos, aglutinando forças insuspeitadas, pondo em marcha um
processo irreversível, que desafia todos os obstáculos ou
más-vontades.
Surgiu assim a
Universidade Sénior, que tem já estatuto de dignidade indiscutível e a coesão
incondicional de “Todas as Azeitões” numa só vontade, consolidando a
convergência de entusiasmos num projeto que acidente algum de percurso poderá
impedir de obter a maturidade plena.
Em
troca de impressões no quotidiano atravessou-se, por inevitável, a Arte no nosso
caminho. A Arte é assim: atravessa-se na vida e faz borbulhar a sua presença
quando menos se espera.
Alguém, um elemento
incógnito, suspeitou que seria oportuno colocar à disposição deste desígnio
generoso a sua experiência como artista, a biblioteca reunida em muitos anos,
quase especializada em História de arte, disciplina que, como “diletante”
apaixonado, perdoe-se a redundância, foi exercendo e praticando, diria até que
nela investindo parte substancial da vida em vários domínios do convívio
artístico.
Daqui teria surgido a
hipótese de, à maneira de encontros de camaradagem, proporcionar qualquer coisa
próxima de uma atmosfera de “tertúlia”, na própria residência do artista, com a
estratégia cultural forte da proximidade dos livros disponíveis. Juntar pessoas
e suas curiosidades, aproximar interesses comuns, congregar num espaço que já em
si próprio contém, como património histórico-artístico emblemático que é, uma
predisposição aos mistérios, às interrogações, ao imaginário.
Com
surpresa, foi superiormente aceite o desafio. Não podia ser de outro modo,
fazendo jus ao estatuto de escola aberta, geradora de inquietações intelectuais,
desafios de espíritos ambiciosos que fazem da insatisfação a sua divisa no
intercâmbio de saberes.
O
artista em questão, residente em Vila Nogueira de Azeitão há trinta e dois anos,
fixou-se numa parcela do nobilíssimo e desgastado edifício, que foi Paço dos
Aveiros desde o séc. XVI. Ali enfrenta e convive com o que por lá remanescer da
longa e atribulada permanência da linhagem Lencastre em território arrábido,
encravado entre estuários dilatados e luminosos.
Razões suficientes haverá
algumas para tornar enriquecedora a convivência numa destas salas de pessoas
predispostas ao debate dos temas enigmáticos que sempre rodeiam o fenómeno
artístico. Impregnados pelo mesmo lema, uma maneira de estar, atentos ao que nos
cerca, não deixando passar em branco pontos cruciais!
Se
tudo em nosso redor se conjugar para viabilizar o “conclave semanal”,
bem-haja!
Seremos unidos e ternos,
num esforço de abrangência e humildade.
Idênticos na partilha,
cada um usando como “ideal de cavalaria”, a generosidade de acrescentar qualquer
coisa, pouco que seja, ao que já tínhamos no nosso património incerto, frágil,
em todo o caso merecedor de consolidação dialogante.
Até
breve, às sextas… em espírito de dádiva universal.
António Osório de
Castro
6
de agosto de 2012
Programa para o
ano letivo de 2012 / 2013
|
Introdução
Esta disciplina
aborda os conceitos práticos iniciais de suporte a uma utilização eficaz e
segura de um computador pessoal.
Objetivos
Ao concluir esta
disciplina o aluno deverá estar familiarizado com os seguintes
conceitos:
Computador – identificar e
manipular os diversos componentes e periféricos do computador pessoal. Utilizar
o sistema operativo na gestão de utilizadores e na organização de ficheiros de
trabalho. Aplicar procedimentos de segurança para garantir a integridade e disponibilidade da
informação armazenada num computador
pessoal.
Internet - como funciona,
quais os serviços disponíveis e como tirar partido da sua utilização, como
configurar e personalizar as ferramentas de comunicação e quais os aspetos de
segurança envolvidos no acesso à Internet.
Correio
eletrónico - configurar
contas de correio, criar, enviar, responder e receber e-mails, localizar e organizar
mensagens, criar e organizar os seus
contactos.
Word - criar e
manipular documentos Word, quer em termos de conteúdo, quer em termos de
formatação e personalização da impressão.
Excel - criar e
trabalhar documentos Excel, quer na componente de manipulação de dados quer em
termos de formatações e apresentação da informação. Trabalhar com fórmulas,
utilizar funções, criar e formatar gráficos, personalizar impressões e
imprimir
PowerPoint - produzir,
adaptar e utilizar apresentações gráficas utilizando vários tipos de media,
animações e efeitos.
Conteúdo
programático
O
Computador
ü
Breve história sobre o computador com enfoque para o
computador pessoal.
ü
Análise dos componentes que constituem o computador
pessoal.
ü
Periféricos que se podem ligar a um computador
pessoal.
ü
Sistemas
operativos.
ü
Utilização do computador
pessoal.
Sistema Operativo
Microsoft Windows
ü
História da evolução do sistema operativo no computador
pessoal.
ü
Utilizadores e
palavra-passe.
ü
Gestão e organização de ficheiros de
trabalho.
ü
Salvaguarda do
sistema.
ü
Implementação de segurança no computador
pessoal.
Utilizar a
Internet
ü
Breve história sobre o aparecimento e evolução da
Internet.
ü
Formas de
ligação.
ü
Conceito de Navegador (Browser), Internet Explorer, Firefox, Chrome.
ü
Perigos a evitar, cuidados a ter, questões
legais.
ü
Os serviços que estão disponíveis na Web (WWW – World
Wide Web).
ü
Motores de pesquisas, Enciclopédias, Blogues, Sítios
institucionais, Comercias e Pessoais.
ü
Compras e formas de pagamento, acesso a
Bancos.
ü
Redes Sociais, profissionais e de solidariedade
social.
ü
Armazenamento e partilha de informação (documentos,
imagens, vídeos).
ü
Alerta para os perigos associados a vírus, malware, phishing e spam.
Utilizar o
correio eletrónico
ü
Conceito de correio eletrónico, cliente de e-mail e acessos webmail.
ü
Boas práticas de segurança na utilização do correio
eletrónico.
ü
Criar mensagens, identificar os seus componentes,
endereçar, formatar, classificar.
ü
Receber mensagens, responder, classificar,
organizar.
ü
Trabalhar com
anexos.
ü
Criar e gerir listas de
contatos.
Utilizar o
Microsoft Word
ü
Conceito de processador de
texto.
ü
Apresentação do Word, descrição do
interface.
ü
Escrever, selecionar, remover e substituir
texto.
ü
Navegar no
documento.
ü
Copiar e mover
blocos de texto.
ü
Localizar e substituir
texto.
ü
Anular e repetir
operações.
ü
Definir idioma, correção ortográfica, gramatical e
sinónimos.
ü
Definir o tipo e tamanho de
letra.
ü
Aplicar cores e
efeitos.
ü
Definir alinhamento e
espaçamento.
ü
Aplicar limites e
sombreados.
ü
Definir formatação de
parágrafo.
ü
Definir o tipo e o posicionamento das
tabulações.
ü
Esquema de página –dimensões, margens, limites,
orientação, marca d’agua.
ü
Definir cabeçalho, rodapé e numeração de
páginas.
ü
Inserir e formatar
imagens.
ü
Inserir e formatar clipart, formas e smartart.
ü
Formatar texto com
imagens.
ü
Inserir e formatar
tabelas.
ü
Inserir caixas de texto e wordart.
ü
Pré-visualização, impressão e opções de
impressão.
Utilizar o
Microsoft Excel
ü
Conceito de folha de
cálculo.
ü
Apresentação do Excel, descrição do
interface.
ü
Componentes de uma folha de cálculo: célula, folha e
livro.
ü
Navegar na folha de
cálculo.
ü
Manipular dados -selecionar, copiar mover e
apagar.
ü
Formatar o conteúdo de células – números e
texto.
ü
Alinhamento, tipo de letra e
estilos.
ü
Definir limite de células, preenchimento e
proteção.
ü
Conceitos e sintaxe de fórmulas e
funções.
ü
Conceito de referência – referências relativas,
absolutas, mistas e circulares.
ü
Criar gráficos.
ü
Pré-visualização, opções de impressão e
impressão.
Utilizar o
Microsoft PowerPoint
ü
Apresentação do PowerPoint, descrição do
interface.
ü
Como estruturar uma
apresentação.
ü
Organizar a apresentação em função da informação a
transmitir e do público-alvo.
ü
Componentes a utilizar – tipos e tamanhos de letra,
tipos de media e animação.
ü
Criar e organizar a
apresentação.
ü
Adicionar
objetos.
ü
Formatar textos e
objetos.
ü
Efeitos e
animações.
ü
Apresentação dos
diapositivos.
ü
Exportar e imprimir
Metodologia
Ø
Exposição de conceitos.
Ø
Demonstrações práticas.
Ø
Realização de exercícios práticos pelos formandos
(*).
Horário
Esta disciplina
será ministrada no período de uma hora e meia (1h30) com frequência
semanal.
Destinatários
Esta disciplina
destina-se a todos os que pretendam utilizar, de uma forma eficiente e segura,
um computador pessoal para explorar a Internet, enviar e receber e-mails, utilizar o Word para a criação
de documentos de texto, o Excel na criação de tabelas e gráficos e o PowerPoint
na criação de apresentações digitais.
Notas
(*) Para os alunos que frequentem a disciplina
nas instalações de Brejos de Azeitão a realização prática de exercícios só será
possível se o aluno possuir um computador portátil com o sistema operativo
Microsoft Windows (XP, Vista ou 7) e que este possua instalado o Microsoft
Office 2007 ou superior.
Microsoft®, Windows®, Microsoft Office®, Word,
Excel e PowerPoint são marcas registradas da Microsoft
Corporation.
Todos os nomes de produtos referidos ao longo
deste documento têm uma finalidade meramente informativa, podendo ser marcas
comerciais dos respetivos
proprietários.
|
INFORMÁTICA II
Universidade Sénior
de Azeitão. / Ano Lectivo 2012-2013.
Duração: 36 Horas
Horário: 5ªs feiras, das 9H30 às 11H00.
Objectivos Gerais
- Desenvolvimento de
conhecimentos (sobretudo práticos) e habilidades na utilização das tecnologias
de informação.
Após conclusão deste Módulo os participantes deverão ter
adquirido conhecimentos, ficando aptos a utilizar um computador, de forma
prática e intuitiva, permitindo-lhes realizar algumas tarefas quotidianas,
dominando técnicas de modo a tirar o máximo partido do equipamento.
Objectivos Específicos
- No final do Módulo
os participantes deverão:
- Saber usar, na prática, os produtos componentes do
Microsoft Office (folha de cálculo Excel, processador de texto Word,
apresentação Power Point)
- Ter noções sobre correio electrónico - criação, gestão e
manutenção de uma conta
- Saber efectuar a gestão de mensagens de e-mail e o
controlo de anexos
- Saber como pesquisar (livros, revistas, enciclopédias,
jornais e outros suportes de informação) nos formatos tradicionais
- Além da capacidade de pesquisar, saber tratar, guardar,
produzir e comunicar informação
- Conhecer algo mais sobre navegação na Internet,
nomeadamente, redes sociais e motores de busca
- Conhecer a importância da segurança informática necessária
a vários níveis, tanto no acesso à Internet e ao correio electrónico, como na
utilização simples do computador.
Técnicas Pedagógicas
- Partilha de experiências, simulações, “quizzes”
técnico/temáticos, trabalhos individuais e de grupo
- Demonstrações e exercícios práticos.
Eusébia Santos
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA
2012/2013
Docente: Tânia
Henriques
Descrição resumida da Unidade Curricular
•Princípios básicos de informática (teclado, ecrã, rato e
utilização básica do sistema), apresentando cuidados de segurança e saúde para
utilizador de um computador.
•A utilização do Windows é também abordada com o objetivo de
dotar o utilizador, das capacidades básicas da interação com um sistema
operativo.
•O processamento de texto será outro tema abordar, formatar
textos, inserir imagens ou imprimir documentos.
•Utilização da internet ajudando assim os alunos na consulta
de sites, cuidados de segurança criação e gestão de uma conta eletrónica.
•Utilização de materiais para os alunos verificarem a
comunicação através de imagens, utilizando formas figurativas.
•Conhecimento das cores e dos seus significados, utilizando
vários trabalhos de pesquisa e trabalhos grupo descobrindo as sensações
provocadas pelas mesmas.
Conteúdos programáticos
•Introdução á informática
•Adaptação dos diferentes media para uma utilização em rede
e em diferentes plataformas
- Fotos
- Vídeo
- Texto
- Áudio
- Ilustração
•Trabalhos manuais.
Objetivos / Resultados de aprendizagem
•Divulgar a história, as ciências, as artes e os demais
fenómenos culturais.
• Contribuir para o enriquecimento intelectual e cultural
dos seniores.
• Incentivar a participação e organização em atividades
culturais de lazer.
• Desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as
diversas gerações. •A compreensão do quotidiano; • O conhecimento do passado; •
A reflexão sobre o futuro.
Estratégias de ensino / aprendizagem
Será privilegiada a metodologia de trabalho de projecto no
desenvolvimento de exercício nas diferentes fases do processo. Aos alunos será
solicitado a realização de um conjunto de trabalhos teóricos e práticos onde
estes exercitarão as competências ao nível da utilização de ferramentas
adequadas para a realização das tarefas.
Contribuição para a aquisição e desenvolvimento de
competências específicas
Fundamental:
-Elaboração dos trabalhos de projetos e seu acompanhamento
por parte do professor
- Elaboração dos trabalhos práticos na aula com
acompanhamento por parte do professor
Tipos de elementos de avaliação
Trabalhos teóricos e práticos, avaliados segundo parâmetros
a definir pontualmente, de acordo com o Regulamento Escolar Interno.
Tânia Henriques
NATAÇÃO
Vão iniciar-se as
aulas de Natação, neste ano lectivo de 2012-2013. Decorrerão às quintas feiras
das 11.15 H às 12 H. na Piscina Municipal de
Azeitão.
Objectivos – Proporcionar aos utentes a aquisição e melhoria das suas capacidades funcionais e técnicas, que lhes permitam dominar e deslocar-se no meio aquático.
PROGRAMA
1 – Diagnóstico das
dificuldades individuais no meio aquático.
2 – Familiarização
com o meio aquático, nomeadamente visando à sua
adaptação:
-
respiração;
-
equilibrio;
- imersão;
- propulsão;
-
coordenação.
3 – Deslocação no
meio aquático:
Introdução às técnicas alternadas: crol e
costas.
4 – Deslocação no
meio aquático:
Introdução à técnica de
bruços.
Se o nível inicial
dos utentes inscritos na disciplina for superior a este nível inicial, o
programa será alterado, passando para as aprendizagens e aperfeiçoamento das
técnicas de nado.
Azeitão, 19 de
Setembro de 2012
O Responsável
Técnico
Sem comentários:
Enviar um comentário