Horário a partir de Março 2015
Professores
Calendário a partir de Março 2015
Horário a partir de Janeiro 2015
Horário para Novembro
Calendário para Novembro
História para todos
Há uma História que poderemos chamar humana, por
dizer respeito aos actos de homens ou sociedades que pelas suas
acções são marcos pelos quais é possível estudar o Tempo. O
tempo geológico é diferente do tempo humano. Contudo esses actos,
sejam individuais sejam de civilizações, são realizados dentro de
determinado espaço territorial. Deste modo podemos falar no Império
Romano como influência dessa organização civilizacional sobre o
território que agora usufruimos, mas o Território em si, como coisa
geológica é coisa que permite esse usufruto histórico. O
território entendido como história local, é algo que nos
transcende, pois nunca haveremos de saber quem passou por ele, quem
se se admirou com a sua beleza, quem ao longo de milénios quis ser
senhor desse território.
Comprender que um território farto em caça, pesca,
ouro, banhado por ribeiras, mares e oceanos nunca poderia ter sido
coisa insignificante para os povos da antiguidade é o lema deste
curso de história.
A história de um preciso território, podendo
chamar-se história local, é algo muito mais complexo do que
julgamos à primeira vista. O que julgamos local, é fruto de
divisões administrativas, assim como temporalmente o reino de
Portugal é uma divisão administrativa do território da Península
Ibérica.
Mas tomemos só a grande ilha a que actualmente
chamamos Península de Setúbal, território dos misteriosos Barbaros
Sarrios, território onde se situa a Torre de Othon dito Otão,
general romano. Tomemos este nosso território que pisamos
diariamente, ligado à grande Falha geológica que destruiu a cidade
de Petra na Palestina, ou ao estreitíssimo Estreito de Gibraltar do
mítico Horus, filho de Isis e Osíris reis da Grande Lybia que
englobava a quase totalidade do continente africano, pais da cultura
egípcia em eras remotas em que também a Península Ibérica fazia
parte desse mundo de gente de pele escura, africana.
Se pensarmos que houve império romano que esteve
neste mesmo território, teremos que pensar em outros impérios
maiores, até como o Aquemenida e antes desse, muitos outros houve
que contactaram, que pisaram o mesmo chão que agora pisamos. O Homem
pisou este chão que agora pisamos. Dizem os historiadores antigos
que esta Península foi morada de gente que fez grande o reino de
Tartessos no sul da Espanha, junto a Gades ou Cadis, depois que este
território foi ocupado pelos Barbaros sarrios, depois, que estes
foram dizimados pelos Turdulos, que regressavam às origens, depois
todo este território foi palco da conquista de Lisboa e Palmela
pelos cristãos franceses, há que lembrar que Afonso Henriques nosso
primeiro rei era filho de pai francês, não era autóctone nem sua
mãe seria.
O que obtemos disto tudo é o fascínio da História,
é a possibilidade de imaginar, de estudar, e de entendermos a
história como a ocupação humana dos territórios, pois se houvesse
uma câmara que registasse essa ocupação todos veríamos que a
Terra não é apenas nossa. Temos temporariamente o usufruto de algo
que deveríamos preservar para os vindouros, para aqueles que hão-de
habitar a terra, que agora julgamos que é nossa, mas que nunca foi
de ninguém em especial, nem o será eternamente. Está aqui para que
saibamos usufruí-la, para que, conhecendo-a, os próximos encontrem
a mesma beleza que agora vemos e a respeitem ainda mais.
Multimédia
Nível: Iniciação
Professor: José Venâncio dos Santos
Professor – adjunto: Fernando Neves
Professor – adjunto: Fernando Neves
Duração da aula semanal: 2/2,5 Horas
Nº de alunos por classe: 12 a 20
Objectivo principal
Tendo por base fotos, vídeos e áudio (sons e musicas) criar pequenos filmes recorrendo a diversos programas grátis, para instalação no computador ou online (em linha).
Nº de alunos por classe: 12 a 20
Objectivo principal
Tendo por base fotos, vídeos e áudio (sons e musicas) criar pequenos filmes recorrendo a diversos programas grátis, para instalação no computador ou online (em linha).
Perfil do aluno
Utilizador com conhecimento básico de informática e utilização de internet
Gosto pela fotografia e/ou vídeo na óptica de fotógrafo amador
Algum conhecimento da língua Inglesa será útil mas não impeditivo
Necessidades básicas para o leccionamento da disciplina
Sala com equipamento (secretária e cadeira) minimamente confortável para o utilizador
Acesso a internet via wireless com capacidade de utilização relacionada com número de alunos e professor
Computadores com capacidade para poder trabalhar fotos, áudio e vídeo Preferencialmente Win 7
Em alternativa os alunos poderão usar os seus equipamentos, devendo nesse caso a Universidade providenciar acessos para ligação dos mesmos
Projector e ecrã
Sala com equipamento (secretária e cadeira) minimamente confortável para o utilizador
Acesso a internet via wireless com capacidade de utilização relacionada com número de alunos e professor
Computadores com capacidade para poder trabalhar fotos, áudio e vídeo Preferencialmente Win 7
Em alternativa os alunos poderão usar os seus equipamentos, devendo nesse caso a Universidade providenciar acessos para ligação dos mesmos
Projector e ecrã
Programas a utilizar
A utilização dos diversos programas, quer para instalação, quer para utilização on-line serão indicados progressivamente com a aprendizagem evolutiva dos alunos
A utilização dos diversos programas, quer para instalação, quer para utilização on-line serão indicados progressivamente com a aprendizagem evolutiva dos alunos
Naturopatia II
Professora Helga Ribeiro
As aulas de Naturopatia II irão funcionar na modalidade de 2 aulas de 15 em 15 dias.
Objetivo
No nível II de Naturopatia pretende-se que os alunos, no final do ano letivo sejam capazes:
- Conhecer e aplicar os princípios da Medicina Natural no quotidiano
- Chegar ao verdadeiro sentido de: O que é uma planta?
- Conhecer e aplicar as plantas adequadas para afeções no Sistema Urinário, Genital, Ocular e Circulatório
- Conhecer os cuidados a ter na plantação de plantas aromáticas e legumes
- Criação de uma pequena horta
- Conhecer algumas técnicas culinárias e preparação de alimentos de forma mais saudável
Temáticas Nº de aulas
As plantas como parte de um Todo 4 aulas
Aspectos morfológicos das plantas 2 aulas
Cuidados a ter na apanha e conservação das
plantas 2 aulas
Afecções dos sistemas Urinário, Genital,
Ocular e Circulatório 4 aulas
Workshop culinário 4 aulas
Identificação de aromáticas 2 aulas
Cuidados na plantação de aromáticas e legumes 4 aulas
- Plantação de uma horta 6 aulas
Sem comentários:
Enviar um comentário