PROGRAMAS 2013/14

Horário actualizado Janeiro 2014
 
 
Horário 2013/2014 - Setembro/Outubro 2013 
 
 

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE AZEITÃO


Plano curricular normal

UNIDADE CURRICULAR: Bioética




Ano letivo de 2013/2014


DOCENTE RESPONSÁVEL: Professor Joaquim Pinto
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Noções básicas sobre Bioética, não como arquétipo instituído, mas a relação de fundamentos do

porquê de uma Bioética e o seu possível enquadramento no agir do homem enquanto valor

intrínseco.

2. A Bioética como regulação de normativos axiais de fomentação do agir humano.

3. 1º estudo de caso: a Eutanásia como extrapolante fronteiriço de mediação de uma consciência

ética.

4. 2º estudo de caso: o Aborto como confrontante da delimitação exógena da noção de pessoa.

5. 3º A face contemporânea da Bioética. A arquipassibilidade dos referenciais contíguos entre a

bios animal e a bios humana.

6. Bioética e Natureza. Pessoas humanas e pessoas não humanas, não imunes, imunes e autoimunes.
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Objectivos Gerais:
Compreender os conceitos propostos, o seu relacionamento, o seu impacto na vida de cada um.
Obectivos Específicos:
Identificar a natureza imanente do conceito\conceitos de Bioética.

Compreender as características fundamentais de uma Bioética.

Descrever os cânones do método empírico generalizado e suas institucionalizações.

Analisar as características das práticas contemporâneas e as suas articulações.

Reconhecer a complementaridade entre o sujeito (bio)étíco e cidadão paradigmatizado

Comparar visões díspares.
Competências a adquirir:
Adquirir capacidade de reflexão sobre os tipos de estruturas propostas e utilizadas no decorrer do

ano letivo. Reconhecer a génese, desenvolvimento e impacto dessas estruturas segundo as principais

correntes de espiritualidade.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Barrientos, José, Peter Singer O Copernicanismo Ético, Trad. Joaquim Pinto, Lisboa, Indeport, 2013

Barrientos, José, Peter Singer O Copernicanismo Ético, Lisboa, Indeport, 2013 (Ed.)

Feyerabend, Paul, Farewell to Reason, prefácio e caps. 4, 5 e 6

Feyerabend, Paul, Ambiguity and harmony, Cambridge, Polity Press, 1998

Jonas, Hans, O imperativo Responsabilidade, Chicago, 1984

Pinto, Joaquim. As Montanhas de Palinga, Lisboa, Indeport, 2013

Pinto, Joaquim. A Espiritualidade Hiperbórica, Lisboa, Ed. BUBOK, 2012

Sloterdijk, Peter., “Normas para o parque humano, Madrid, Siruela, 2001

· Mais bibliografia a indicar durante o ano letivo.






METODOLOGIA DE ENSINO (AVALIAÇÃO “NÃO FORMAL” INCLUÍDA)

A metodologia de ensino na disciplina de segue os regulamentos da modalidade convencionada pela

USAZ e a utilização das aulas presenciais para comunicar quadros de referência conceptual.

A informação prestada deve ser complementada por pesquisa feita pelos alunos e a argumentação

utilizada deve:

- Tornar o aluno consciente da relevância dos conceitos explicativos:

- Promover um método dialógico de ensino.

- Estimular os alunos a uma atitude de busca de fundamentação.

É imprescindível fornecer indicações sobre a Bibliografia e distribuir pelos alunos um encargo de

leituras, conforme a sequência dos temas a tratar.

A participação permanente dos alunos deve tê-los focados em textos antecipadamente preparados. A

heurística funciona nos dois sentidos: o Programa é uma proposta orientadora dos alunos e, a sua

aplicação ganha em ser ponderada e executada a partir das experiências motivadoras dos alunos.

Joaquim Pinto
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE AZEITÃO

Plano curricular normal
UNIDADE CURRICULAR: Sociologia da Espiritualidade



Ano letivo de 2013/2014

DOCENTE RESPONSÁVEL: Professor Joaquim Pinto
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Noções básicas sobre Sociologia e o seu possível enquadramento no agir do homem enquanto

processo de socialização.

2. A Espiritualidade como reconhecimento e como atividade teórico\prática (articulação e

cerificação de concomitâncias existentes entre diversas práticas). As relações com o thopos

existencial.

2. A Espiritualidade enquanto projeto de realização ôntico\ontológica do ser que aí se faz. Ruturas e

cicatrizações nas práticas hodiernas. O desenvolvimento de novos paradigmas e\ou a persecução de

novos âmbitos e\ou atualizações? A especificação de correlações, ainda não determinadas, através de

testemunhos vivenciados.

3. A “deslocação do concreto” e do “self” no horizonte mitológico. Triunfo ou perda de referenciais

exógenos, na contra cultura em comunidades de pertença.

4. A fase contemporânea da Espiritualidade. A possível complementaridade entre Sociologia e

Espiritualidade. Os cânones do método empírico generalizado

5. A heurística do “EU”. A teoria da falsificabilidade do ”EU” nos diversos enfoques de relação

dialógica (o “eu” e o “outro”). Desenraizamento e\ou desaxialização de estruturas referenciais e

proliferação de “neo” metodologias.

6. Os modelos cosmogónicos: A “casa comum”. As implicações do conceito de probabilidade

emergente e os graus do ser. Domínio da natureza e (in)sustentabilidade.
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Objectivos Gerais:
Compreender os conceitos propostos, o seu relacionamento, o seu impacto na vida de cada um e no

domínio da natureza.
Obectivos Específicos:
Identificar a natureza imanente do reconhecimento.

Compreender as características fundamentais de uma Sociologia da Espiritualidade.

Descrever os cânones do método empírico generalizado.

Analisar as características das práticas contemporâneas e as suas articulações.

Reconhecer a complementaridade entre o sujeito sociológico e o que caminha na espiritualidade.

Comparar visões díspares.

Compreender o relacionamento o “EU” essencial e o “EU” social.
Competências a adquirir:
Adquirir capacidade de reflexão sobre os tipos de estruturas propostas e utilizadas no decorrer do

ano letivo. Reconhecer a génese, desenvolvimento e impacto dessas estruturas segundo as principais

correntes de espiritualidade.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Ayer Alfred (Ed.), Positivismo Lógico, México, FCE, 1986.

Echeverria, Javier; Filosofia da Ciência, Barcelona, Aikal, 1995, cap. II

Feyerabend, Paul, Farewell to Reason, prefácio e caps. 4, 5 e 6

Feyerabend, Paul, Ambiguity and harmony, Cambridge, Polity Press, 1998

Habermas, J. "Um fragmento (1971): objectivismo nas ciências sociais"

Hughes, J. E Sharrock, W.: A filosofia da pesquisa social, FCE, México, 1999

Husserl, E: "A crise da humanidade europeia e a filosofia" , 1930

Jonas , Hans, O imperativo Responsabilidade, Chicago, 1984

Pinto, Joaquim. As Montanhas de Palinga, Lisboa, Indeport, 2013

Pinto, Joaquim. A Espiritualidade Hiperbórica, Lisboa, Ed. BUBOK, 2012

Sloterdijk, Peter., “Normas para o parque humano, Madrid, Siruela, 2001
METODOLOGIA DE ENSINO (AVALIAÇÃO “NÃO FORMAL” INCLUÍDA)
A metodologia de ensino na disciplina de segue os regulamentos da modalidade convencionada pela

USAZ e a utilização das aulas presenciais para comunicar quadros de referência conceptual.

A informação prestada deve ser complementada por pesquisa feita pelos alunos e a argumentação

utilizada deve:

- Tornar o aluno consciente da relevância dos conceitos explicativos:

- Promover um método dialógico de ensino.

- Estimular os alunos a uma atitude de busca de fundamentação.

É imprescindível fornecer indicações sobre a Bibliografia e distribuir pelos alunos um encargo de

leituras, conforme a sequência dos temas a tratar.

A participação permanente dos alunos deve tê-los focados em textos antecipadamente preparados. A

heurística funciona nos dois sentidos: o Programa é uma proposta orientadora dos alunos e, a sua

aplicação ganha em ser ponderada e executada a partir das experiências motivadoras dos alunos.

Joaquim Pinto


Proposta para a realização de aulas sobre Medicina Natural




Importância da Medicina Natural:
A Naturopatia é, das terapêuticas não convencionais, uma das mais utilizadas pela população portuguesa.

A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação activa do paciente permite o equilíbrio da sua saúde fisiológica, física, mental e emocional.

A medicina natural tem como pressuposto que o corpo é capaz de manter a sua saúde, através dos seus mecanismos de defesa, os quais devem ser estimulados em caso de doença.. O pilar principal é a alimentação, sendo papel do naturopata ensinar o paciente a praticar uma alimentação saudável e a adequar os alimentos a determinadas especificidades.

No entanto, a alimentação é apoiada por outras terapias como a fitoterapia, a homeopatia, a oligoterapia, a hidroterapia, entre outras.

A Naturopatia tem sempre presente a individualidade, ou seja, as especificidades de cada individuo referentes à sua genética, bioquímica, estrutura e comportamento emocional, visto que cada pessoa responde de maneira diferente às agressões de que é alvo, sejam elas mentais, emocionais, estruturais, nutricionais, sociais ou culturais.
Nutrição: a base de todo o tratamento, tendo como objetivo o equilíbrio entre percursores inflamatórios/anti-inflamatórios, ácido-base, equilíbrio e higiene intestinal e correta ingestão de micronutrientes.

Fitoterapia: utilização de plantas como método terapêutico, devido aos efeitos dos seus compostos ativos. Podem ser utilizadas sob diversas formas, desde infusões, óleos essenciais, tinturas, oleatos, entre outros.




Objetivos:
No final do ano letivo os alunos deverão ser capazes de:

- Conhecer e saber transmitir os princípios da Medicina Natural;

- Aplicar os conhecimentos de Medicina Natural na prática do quotidiano
Objetivos Específicos:
- Conhecer e diferenciar a importância e funções de cada nutriente;

- Entender e aplicar o método terapêutico Kousmine;

- Preparar a dieta Budwig bem como saber transmitir as bases científicas por detrás dela;

- Compreender a relação entre a ecologia intestinal e o sistema imunológico; - Conhecer e transmitir a relação entre os nutrientes e inflamação;

- Conhecer as dietas mais conhecidas e compor dietas saudáveis combinando os nutrientes indispensáveis à promoção da saúde;

- Aplicar dietas de tratamento mediante as variáveis do indivíduo em questão; - Escolher a terapêutica mais eficaz para o paciente de acordo com o diagnóstico e condições sócio-económicas do paciente;

- Saber preparar as formas galénicas mais relevantes de Fitoterapia; - Enumerar e dominar a aplicação de 50 plantas medicinais e fitoquímicos mais relevantes;

- Conhecer e saber aplicar as regras de Higiene alimentar.

Programa resumido: Temáticas Número de Aulas
História da Alimentação 2
Conceitos básicos de nutrição: macro e micronutrientes 3
Paleodieta e outras dietas 1
Alimentação nas diferentes etapas de vida 4 - 5
Métodos terapêuticos de Medicina Natural (Kousmine, Budwig, etc.) 2
Microecologia gastrointestinal 3
Inflamação crónica – causas e controlo 3
Cancro e outras doenças modernas 3
Fitoterapia 4
Aromaterapia 2
Higiene Alimentar 3


Ministrado por: Helga Ribeiro

- Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar;

- Pós-graduada em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar;

- Especialização em Medicina Natural


                LÍNGUA E CULTURA LATINAS
 
 
PROGRAMA ANUAL

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

ATITUDES E VALORES

COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA

Latim                                 Português

Contexto Histórico e Cultural

Mitos e lendas

Temáticas

Gramática

Português

 

Roma:                     

ü  Vida quotidiana

ü  Religião

ü  Educação

ü  Estrutura social

 

O Império Romano:

ü  Províncias

ü  A Romanização da Hispânia

Pompeios:

ü  Vida quotidiana

ü  Actividades lúdicas

ü  Vesúvio e a tragédia

 

Fundação de Roma:

ü  Rómulo e Remo

 

Deuses Romanos

ü  Principais Deuses e seus atributos

ü  A influência da Religião Grega

 

Heróis:

ü  Hércules

ü  Os trabalhos de Hércules

 

A Eneida:

ü  Eneias

 

 

 

ü  A família

ü  A habitação

ü  As refeições

ü  As profissões

ü  O fórum

ü  A escravatura

ü  Os tempos livres (otium): espectáculos (ludi scaenici e ludi circenses; as termas

ü  A educação

ü  Principais valores romanos: Fides, Pietas, etc.

ü  Vestígios da romanização em território nacional

 

Léxico

ü  Estrutura da palavra

ü  Noção de étimo

Morfologia:

ü  Noção de caso

ü  Noção de género

ü  Noção de número

Nominativo/Acusativo/ Dativo no singular e no plural:

ü  1ª Declinação

ü  2ªDeclinação

ü  3ª Declinação

Verbos da 1ª, 2º, 3.ª e 4ª conjugações e verbo esse;

ü  Presente

ü  Pretérito Imperfeito

ü  Pretérito Perfeito

Sintaxe

ü  Estrutura da frase

ü  A frase simples

ü  A frase complexa (orações coordenadas e subordinadas)

 

ü  Alargamento do vocabulário

ü  Reconhecimento das matrizes etimológicas do Português

ü  Noção de prefixo, sufixo e étimo e família de palavras

ü  Evolução da língua (via erudita e via popular)

ü  Produção de enunciados coerentes e coesos, através da tradução do Latim para o Português

ü  Estabelecer conexões com a língua materna

ü  Noção de coerência e coesão textuais

 
Susana Marta Pereira
 
LITERATURA PORTUGUESA 

Susana Marta Pereira
 
 

PROGRAMA ANUAL

POESIA

 

®    Antero de Quental

®    António Nobre

®    Cesário Verde

®    Mário de Sá Carneiro

®    Fernando Pessoa (Ortónimo e Heterónimos)

®    Sebastião da Gama

®    Miguel Torga

®    Jorge de Sena

®    Alexandre O’Neill

®    Ruy Belo

®    Al Berto

®    Carlos de Oliveira

®    António Ramos Rosa

®    Sophia de Mello Breyner Andresen

®    Daniel Faria

®    Nuno Júdice

 

PROSA

 

®    Carta da Corcunda ao Serralheiro in Fernando Pessoa

®    Retrato a Mónica in Sophia de Mello Breyner Andresen

®    Nome de Guerra  in Almada Negreiros

 

 

OBJECTIVOS

 

O aluno, partindo dos conceitos de intertextualidade e Ekphrasis, deverá ser capaz de perceber e questionar a relação da Literatura com as outras artes aplicando os conhecimentos adquiridos num contexto de Literatura Comparada. Partindo dos períodos literários que se centram no final do século XIX e século XX conseguirá estabelecer diálogos com as outras artes, nomeadamente a pintura, a escultura e o cinema.
 


 
     
Ciências Naturais

 
Programa

 

·        Introdução às Ciências Naturais, conceitos gerais, disciplinas abrangidas, seus objectos e características

 
·        Noções elementares de Biologia

        - A Biologia no dia a dia

        - Características dos seres vivos

        - Equilíbrio ecológico

 
·        Noções elementares de Física

        - A Física no dia a dia

        - Leis da Física

        - Força, massa e peso

        - Som e luz através dos meios condutores

 
·        Noções elementares de Geografia

        - A Geografia no dia a dia

        - Movimentos da Terra

        - Influência do clima nos seres vivos

        - A Astronomia

 
·        Noções elementares de Geologia

        - A Geologia no dia a dia

        - Idade e evolução da Terra

        - Sismos e Vulcões

 
·        Noções elementares de Química

        - A Química no dia a dia

        - Peso, volume e densidade

        - Elementos, misturas e compostos

        - Reações químicas

 Ana Gaio
 
 
 
 
USAz -  Ano lectivo 2013-14
Curso de Matemática
Professor: Luciano Machado
A Matemática, embora invisível, ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia-a-dia.
Se não fossem os cálculos matemáticos não seria possível existirem edifícios, pontes, linhas eléctricas, aviões, computadores, micro-ondas, televisores, automóveis, pacemakers. Enfim, todo o prgresso da humanidade tem tido como ferramenta fundamental a Matemática.
Mas apesar disso muitas pessoas afirmam, coma maior das naturalidades, nunca ter gostado de Matemática.
Causas várias, em que a mais comum é a inadequação de ensino, têm contribuido para que se instale no geral um verdadeiro pavor pela Matemática. O objectivo principal deste curso é tentar destruir esse pavor.
Não se pretende aprofundar conhecimentos de  Álgebra, Trigonometria ou Estatística mas tão só ajudar os participantes a formular um raciocínio matemático que lhes permita compreender melhor o meio que os rodeia e tomar decisões mais fundamentadas.
Não se exige dos participantes conhecimentos de Matemática que não sejam os mais elementares, digamos ao nível do ensino básico.
Para avaliação do grupo será preparado um pequeno teste mais direcionado para o raciocínio do que para conhecimentos matemáticos em si e que servirá tão só para possibilitar uma melhor adequação das aulas ao grupo.
O curso será ministrado em cerca de trinta aulas de 50m com recurso, o mais possível, a meios audio-visuais, designadamente à versão portuguesa da série televisiva “Isto é Matemática” apresentada pelo matemático Rogério Martins, disponível no Youtube .
Universidade Sénior de Azeitão
Ano letivo 2013/2014
 
Disciplina: Introdução à informática
 
Tema
Conteúdos
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
·   Conceitos básicos
·   Estrutura básica de um computador
·   Noções básicas de funcionamento de um computador
Introdução a um sistema operativo em ambiente gráfico
·   Ambiente gráfico
·   Ferramentas de trabalho
Introdução à Internet e à utilização dos seus serviços
·   Navegação na Web utilizando um Browser
·   Utilização de uma aplicação para Correio Eletrónico
Processamento de texto
·   Conceitos básicos
·   Criação de documentos
·   Edição e formatação de documentos
Criação de Apresentações
·   Conceitos básicos
·   Criação de apresentações
·   Apresentação de diapositivos
Folha de cálculo
·   Conceitos básicos
·   Utilização de ferramentas simples
 
Os temas e respetivos conteúdos são abordados e aprofundados tendo em consideração o ritmo de aprendizagem dos formandos.
Professora Rosária Rodrigues

Programa
Ano 2013/2014
 
Informática II
Eusébia Santos
 
 
Programa disciplina Informática II. Ano letivo 2013-2014. Universidade Sénior de Azeitão.
 
 
Informática II 
 
Programa para o ano letivo 2013/2014
 Duração: 45 Horas
 Horário: 5ªs feiras, das 9H15 às 10H45.
 Objetivos Gerais - Desenvolvimento de conhecimentos (sobretudo práticos), na utilização das tecnologias de informação.
Após conclusão deste Módulo os participantes deverão ter adquirido conhecimentos, ficando aptos a utilizar um computador, de forma prática e intuitiva, permitindo realizar algumas tarefas quotidianas, dominando técnicas de modo a tirar o máximo partido do equipamento.
 
Objetivos Específicos - No final do Módulo os participantes deverão:
- Saber usar, na prática, os produtos componentes do Microsoft Office (processador de texto Word, folha de cálculo Excel e apresentações Power Point).
- Ter noções sobre correio eletrónico: criação, gestão e manutenção de uma conta.
- Saber gerir mensagens de e-mail e controlar os seus anexos.
- Saber como pesquisar (livros, revistas, enciclopédias, jornais e outros suportes de informação) nos formatos tradicionais.
- Além da capacidade de pesquisar, saber tratar, guardar, produzir e partilhar informação.
- Conhecer algo mais sobre navegação na Internet, nomeadamente, redes sociais e motores de busca.
- Conhecer a importância da segurança informática necessária a vários níveis, tanto no acesso à Internet e ao correio electrónico, como na utilização simples do computador.
 
Técnicas Pedagógicas  a utilizar
-Partilha de experiências, simulações, “quizzes” técnico/temáticos, trabalhos individuais e de grupo.
- Demonstrações e exercícios práticos.
 
Disciplina: Multimédia
Nível: Iniciação
Professor: José Venâncio dos Santos
Professor – adjunto: Fernando Neves
Objectivo principal:  Tendo por base fotos, vídeos e áudio (sons e musicas) criar pequenos filmes recorrendo a diversos programas grátis, para instalação no computador ou online (em linha).
Duração da aula semanal: 2/2,5 Horas
Nº de alunos por classe: 12 a 20
Perfil do aluno:
·         Utilizador com conhecimento básico de informática e utilização de internet.
·         Gosto pela fotografia e/ou vídeo na óptica de fotógrafo amador.
·         Algum conhecimento da língua Inglesa será útil mas não impeditivo.
Necessidades básicas para o leccionamento da disciplina:
·         Sala com equipamento (secretária e cadeira) minimamente confortável para o utilizador
·         Acesso a internet via wireless com capacidade de utilização relacionada com número de alunos e professor.
·         Computadores com capacidade para poder trabalhar fotos, áudio e vídeo. Preferencialmente Win 7.
·         Em alternativa os alunos poderão usar os seus equipamentos, devendo nesse caso a Universidade providenciar acessos para ligação dos mesmos.
·         Projector e ecrã
Programas a utilizar:
A utilização dos diversos programas, quer para instalação, quer para utilização on-line serão indicados progressivamente com a aprendizagem evolutiva dos alunos.
30 de Julho de 2013
 
 

 

 

 

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