Horário actualizado Janeiro 2014
Horário 2013/2014 - Setembro/Outubro 2013
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE AZEITÃO
Plano curricular normal
UNIDADE CURRICULAR: Bioética
Ano letivo de 2013/2014
DOCENTE RESPONSÁVEL: Professor Joaquim Pinto
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Noções básicas sobre Bioética, não como arquétipo instituído, mas a relação de fundamentos do
porquê de uma Bioética e o seu possível enquadramento no agir do homem enquanto valor
intrínseco.
2. A Bioética como regulação de normativos axiais de fomentação do agir humano.
3. 1º estudo de caso: a Eutanásia como extrapolante fronteiriço de mediação de uma consciência
ética.
4. 2º estudo de caso: o Aborto como confrontante da delimitação exógena da noção de pessoa.
5. 3º A face contemporânea da Bioética. A arquipassibilidade dos referenciais contíguos entre a
bios animal e a bios humana.
6. Bioética e Natureza. Pessoas humanas e pessoas não humanas, não imunes, imunes e autoimunes.
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Objectivos Gerais:
Compreender os conceitos propostos, o seu relacionamento, o seu impacto na vida de cada um.
Obectivos Específicos:
Identificar a natureza imanente do conceito\conceitos de Bioética.
Compreender as características fundamentais de uma Bioética.
Descrever os cânones do método empírico generalizado e suas institucionalizações.
Analisar as características das práticas contemporâneas e as suas articulações.
Reconhecer a complementaridade entre o sujeito (bio)étíco e cidadão paradigmatizado
Comparar visões díspares.
Competências a adquirir:
Adquirir capacidade de reflexão sobre os tipos de estruturas propostas e utilizadas no decorrer do
ano letivo. Reconhecer a génese, desenvolvimento e impacto dessas estruturas segundo as principais
correntes de espiritualidade.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Barrientos, José, Peter Singer O Copernicanismo Ético, Trad. Joaquim Pinto, Lisboa, Indeport, 2013
Barrientos, José, Peter Singer O Copernicanismo Ético, Lisboa, Indeport, 2013 (Ed.)
Feyerabend, Paul, Farewell to Reason, prefácio e caps. 4, 5 e 6
Feyerabend, Paul, Ambiguity and harmony, Cambridge, Polity Press, 1998
Jonas, Hans, O imperativo Responsabilidade, Chicago, 1984
Pinto, Joaquim. As Montanhas de Palinga, Lisboa, Indeport, 2013
Pinto, Joaquim. A Espiritualidade Hiperbórica, Lisboa, Ed. BUBOK, 2012
Sloterdijk, Peter., “Normas para o parque humano, Madrid, Siruela, 2001
· Mais bibliografia a indicar durante o ano letivo.
METODOLOGIA DE ENSINO (AVALIAÇÃO “NÃO FORMAL” INCLUÍDA)
A metodologia de ensino na disciplina de segue os regulamentos da modalidade convencionada pela
USAZ e a utilização das aulas presenciais para comunicar quadros de referência conceptual.
A informação prestada deve ser complementada por pesquisa feita pelos alunos e a argumentação
utilizada deve:
- Tornar o aluno consciente da relevância dos conceitos explicativos:
- Promover um método dialógico de ensino.
- Estimular os alunos a uma atitude de busca de fundamentação.
É imprescindível fornecer indicações sobre a Bibliografia e distribuir pelos alunos um encargo de
leituras, conforme a sequência dos temas a tratar.
A participação permanente dos alunos deve tê-los focados em textos antecipadamente preparados. A
heurística funciona nos dois sentidos: o Programa é uma proposta orientadora dos alunos e, a sua
aplicação ganha em ser ponderada e executada a partir das experiências motivadoras dos alunos.
Joaquim Pinto
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE AZEITÃO
Plano curricular normal
UNIDADE CURRICULAR: Sociologia da Espiritualidade
Ano letivo de 2013/2014
DOCENTE RESPONSÁVEL: Professor Joaquim Pinto
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Noções básicas sobre Sociologia e o seu possível enquadramento no agir do homem enquanto
processo de socialização.
2. A Espiritualidade como reconhecimento e como atividade teórico\prática (articulação e
cerificação de concomitâncias existentes entre diversas práticas). As relações com o thopos
existencial.
2. A Espiritualidade enquanto projeto de realização ôntico\ontológica do ser que aí se faz. Ruturas e
cicatrizações nas práticas hodiernas. O desenvolvimento de novos paradigmas e\ou a persecução de
novos âmbitos e\ou atualizações? A especificação de correlações, ainda não determinadas, através de
testemunhos vivenciados.
3. A “deslocação do concreto” e do “self” no horizonte mitológico. Triunfo ou perda de referenciais
exógenos, na contra cultura em comunidades de pertença.
4. A fase contemporânea da Espiritualidade. A possível complementaridade entre Sociologia e
Espiritualidade. Os cânones do método empírico generalizado
5. A heurística do “EU”. A teoria da falsificabilidade do ”EU” nos diversos enfoques de relação
dialógica (o “eu” e o “outro”). Desenraizamento e\ou desaxialização de estruturas referenciais e
proliferação de “neo” metodologias.
6. Os modelos cosmogónicos: A “casa comum”. As implicações do conceito de probabilidade
emergente e os graus do ser. Domínio da natureza e (in)sustentabilidade.
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Objectivos Gerais:
Compreender os conceitos propostos, o seu relacionamento, o seu impacto na vida de cada um e no
domínio da natureza.
Obectivos Específicos:
Identificar a natureza imanente do reconhecimento.
Compreender as características fundamentais de uma Sociologia da Espiritualidade.
Descrever os cânones do método empírico generalizado.
Analisar as características das práticas contemporâneas e as suas articulações.
Reconhecer a complementaridade entre o sujeito sociológico e o que caminha na espiritualidade.
Comparar visões díspares.
Compreender o relacionamento o “EU” essencial e o “EU” social.
Competências a adquirir:
Adquirir capacidade de reflexão sobre os tipos de estruturas propostas e utilizadas no decorrer do
ano letivo. Reconhecer a génese, desenvolvimento e impacto dessas estruturas segundo as principais
correntes de espiritualidade.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Ayer Alfred (Ed.), Positivismo Lógico, México, FCE, 1986.
Echeverria, Javier; Filosofia da Ciência, Barcelona, Aikal, 1995, cap. II
Feyerabend, Paul, Farewell to Reason, prefácio e caps. 4, 5 e 6
Feyerabend, Paul, Ambiguity and harmony, Cambridge, Polity Press, 1998
Habermas, J. "Um fragmento (1971): objectivismo nas ciências sociais"
Hughes, J. E Sharrock, W.: A filosofia da pesquisa social, FCE, México, 1999
Husserl, E: "A crise da humanidade europeia e a filosofia" , 1930
Jonas , Hans, O imperativo Responsabilidade, Chicago, 1984
Pinto, Joaquim. As Montanhas de Palinga, Lisboa, Indeport, 2013
Pinto, Joaquim. A Espiritualidade Hiperbórica, Lisboa, Ed. BUBOK, 2012
Sloterdijk, Peter., “Normas para o parque humano, Madrid, Siruela, 2001
METODOLOGIA DE ENSINO (AVALIAÇÃO “NÃO FORMAL” INCLUÍDA)
A metodologia de ensino na disciplina de segue os regulamentos da modalidade convencionada pela
USAZ e a utilização das aulas presenciais para comunicar quadros de referência conceptual.
A informação prestada deve ser complementada por pesquisa feita pelos alunos e a argumentação
utilizada deve:
- Tornar o aluno consciente da relevância dos conceitos explicativos:
- Promover um método dialógico de ensino.
- Estimular os alunos a uma atitude de busca de fundamentação.
É imprescindível fornecer indicações sobre a Bibliografia e distribuir pelos alunos um encargo de
leituras, conforme a sequência dos temas a tratar.
A participação permanente dos alunos deve tê-los focados em textos antecipadamente preparados. A
heurística funciona nos dois sentidos: o Programa é uma proposta orientadora dos alunos e, a sua
aplicação ganha em ser ponderada e executada a partir das experiências motivadoras dos alunos.
Joaquim Pinto
Proposta para a realização de aulas sobre Medicina Natural
Importância da Medicina Natural:
A Naturopatia é, das terapêuticas não convencionais, uma das mais utilizadas pela população portuguesa.
A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação activa do paciente permite o equilíbrio da sua saúde fisiológica, física, mental e emocional.
A medicina natural tem como pressuposto que o corpo é capaz de manter a sua saúde, através dos seus mecanismos de defesa, os quais devem ser estimulados em caso de doença.. O pilar principal é a alimentação, sendo papel do naturopata ensinar o paciente a praticar uma alimentação saudável e a adequar os alimentos a determinadas especificidades.
No entanto, a alimentação é apoiada por outras terapias como a fitoterapia, a homeopatia, a oligoterapia, a hidroterapia, entre outras.
A Naturopatia tem sempre presente a individualidade, ou seja, as especificidades de cada individuo referentes à sua genética, bioquímica, estrutura e comportamento emocional, visto que cada pessoa responde de maneira diferente às agressões de que é alvo, sejam elas mentais, emocionais, estruturais, nutricionais, sociais ou culturais.
Nutrição: a base de todo o tratamento, tendo como objetivo o equilíbrio entre percursores inflamatórios/anti-inflamatórios, ácido-base, equilíbrio e higiene intestinal e correta ingestão de micronutrientes.
Fitoterapia: utilização de plantas como método terapêutico, devido aos efeitos dos seus compostos ativos. Podem ser utilizadas sob diversas formas, desde infusões, óleos essenciais, tinturas, oleatos, entre outros.
Objetivos:
No final do ano letivo os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer e saber transmitir os princípios da Medicina Natural;
- Aplicar os conhecimentos de Medicina Natural na prática do quotidiano
Objetivos Específicos:
- Conhecer e diferenciar a importância e funções de cada nutriente;
- Entender e aplicar o método terapêutico Kousmine;
- Preparar a dieta Budwig bem como saber transmitir as bases científicas por detrás dela;
- Compreender a relação entre a ecologia intestinal e o sistema imunológico; - Conhecer e transmitir a relação entre os nutrientes e inflamação;
- Conhecer as dietas mais conhecidas e compor dietas saudáveis combinando os nutrientes indispensáveis à promoção da saúde;
- Aplicar dietas de tratamento mediante as variáveis do indivíduo em questão; - Escolher a terapêutica mais eficaz para o paciente de acordo com o diagnóstico e condições sócio-económicas do paciente;
- Saber preparar as formas galénicas mais relevantes de Fitoterapia; - Enumerar e dominar a aplicação de 50 plantas medicinais e fitoquímicos mais relevantes;
- Conhecer e saber aplicar as regras de Higiene alimentar.
Programa resumido: Temáticas | Número de Aulas |
História da Alimentação | 2 |
Conceitos básicos de nutrição: macro e micronutrientes | 3 |
Paleodieta e outras dietas | 1 |
Alimentação nas diferentes etapas de vida | 4 - 5 |
Métodos terapêuticos de Medicina Natural (Kousmine, Budwig, etc.) | 2 |
Microecologia gastrointestinal | 3 |
Inflamação crónica – causas e controlo | 3 |
Cancro e outras doenças modernas | 3 |
Fitoterapia | 4 |
Aromaterapia | 2 |
Higiene Alimentar | 3 |
Ministrado por: Helga Ribeiro
- Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar;
- Pós-graduada em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar;
- Especialização em Medicina Natural
LÍNGUA E CULTURA LATINAS
PROGRAMA ANUAL
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
| ||||
ATITUDES
E VALORES
|
COMPETÊNCIA
LINGUÍSTICA
Latim Português
| |||
Contexto Histórico e Cultural
|
Mitos e lendas
|
Temáticas
|
Gramática
|
Português
|
Roma:
ü Vida quotidiana
ü Religião
ü Educação
ü Estrutura social
O
Império Romano:
ü Províncias
ü A Romanização da
Hispânia
Pompeios:
ü Vida quotidiana
ü Actividades
lúdicas
ü Vesúvio e a
tragédia
|
Fundação
de Roma:
ü Rómulo e Remo
Deuses
Romanos
ü Principais Deuses
e seus atributos
ü A influência da
Religião Grega
Heróis:
ü Hércules
ü Os trabalhos de
Hércules
A Eneida:
ü Eneias
|
ü A família
ü A habitação
ü As refeições
ü As profissões
ü O fórum
ü A escravatura
ü Os tempos livres (otium): espectáculos (ludi scaenici e ludi circenses; as termas
ü A educação
ü Principais valores
romanos: Fides, Pietas, etc.
ü Vestígios da
romanização em território nacional
|
Léxico
ü Estrutura da
palavra
ü Noção de étimo
Morfologia:
ü Noção de caso
ü Noção de género
ü Noção de número
Nominativo/Acusativo/
Dativo no singular e no plural:
ü 1ª Declinação
ü 2ªDeclinação
ü 3ª Declinação
Verbos
da 1ª, 2º, 3.ª e 4ª conjugações e verbo esse;
ü Presente
ü Pretérito
Imperfeito
ü Pretérito Perfeito
Sintaxe
ü Estrutura da frase
ü A frase simples
ü A frase complexa
(orações coordenadas e subordinadas)
|
ü Alargamento do
vocabulário
ü Reconhecimento das
matrizes etimológicas do Português
ü Noção de prefixo,
sufixo e étimo e família de palavras
ü Evolução da língua
(via erudita e via popular)
ü Produção de
enunciados coerentes e coesos, através da tradução do Latim para o Português
ü Estabelecer
conexões com a língua materna
ü Noção de coerência
e coesão textuais
|
Susana Marta Pereira
LITERATURA PORTUGUESA
Susana Marta Pereira
PROGRAMA ANUAL
POESIA
® Antero
de Quental
® António
Nobre
® Cesário
Verde
® Mário
de Sá Carneiro
® Fernando
Pessoa (Ortónimo e Heterónimos)
® Sebastião
da Gama
® Miguel
Torga
® Jorge
de Sena
® Alexandre
O’Neill
® Ruy
Belo
® Al
Berto
® Carlos
de Oliveira
® António
Ramos Rosa
® Sophia
de Mello Breyner Andresen
® Daniel
Faria
® Nuno
Júdice
PROSA
® Carta da Corcunda ao Serralheiro
in Fernando Pessoa
® Retrato a Mónica
in Sophia de Mello Breyner Andresen
® Nome de Guerra
in Almada Negreiros
OBJECTIVOS
O
aluno, partindo dos conceitos de intertextualidade
e Ekphrasis, deverá ser capaz de
perceber e questionar a relação da Literatura com as outras artes aplicando os
conhecimentos adquiridos num contexto de Literatura Comparada. Partindo dos
períodos literários que se centram no final do século XIX e século XX
conseguirá estabelecer diálogos com as outras artes, nomeadamente a pintura, a
escultura e o cinema.
Ciências Naturais
|
Programa
·
Introdução às Ciências Naturais, conceitos gerais,
disciplinas abrangidas, seus objectos e características
·
Noções elementares de Biologia
- A Biologia no dia a dia
- Características dos seres vivos
- Equilíbrio ecológico
·
Noções elementares de Física
- A Física no dia a dia
- Leis da Física
- Força, massa e peso
- Som e luz através dos meios condutores
·
Noções elementares de Geografia
- A Geografia no dia a dia
- Movimentos da Terra
- Influência do clima nos seres vivos
- A Astronomia
- A Geologia no dia a dia
- Idade e evolução da Terra
- Sismos e Vulcões
- A Química no dia a dia
- Peso, volume e densidade
- Elementos, misturas e compostos
- Reações químicas
USAz - Ano
lectivo 2013-14
Curso de Matemática
Professor: Luciano Machado
A Matemática, embora invisível, ocupa um papel cada
vez mais significativo no nosso dia-a-dia.
Se não fossem os cálculos matemáticos não seria
possível existirem edifícios, pontes, linhas eléctricas, aviões, computadores,
micro-ondas, televisores, automóveis, pacemakers. Enfim, todo o prgresso da
humanidade tem tido como ferramenta fundamental a Matemática.
Mas apesar disso muitas pessoas afirmam, coma maior
das naturalidades, nunca ter gostado de Matemática.
Causas várias, em que a mais comum é a inadequação
de ensino, têm contribuido para que se instale no geral um verdadeiro pavor
pela Matemática. O objectivo principal deste curso é tentar destruir esse pavor.
Não se pretende aprofundar conhecimentos de Álgebra, Trigonometria ou Estatística mas tão só
ajudar os participantes a formular um raciocínio matemático que lhes permita
compreender melhor o meio que os rodeia e tomar decisões mais fundamentadas.
Não se exige dos participantes conhecimentos de
Matemática que não sejam os mais elementares, digamos ao nível do ensino
básico.
Para avaliação do grupo será preparado um pequeno
teste mais direcionado para o raciocínio do que para conhecimentos matemáticos
em si e que servirá tão só para possibilitar uma melhor adequação das aulas ao
grupo.
O curso será ministrado em cerca de trinta aulas de
50m com recurso, o mais possível, a meios audio-visuais, designadamente à versão
portuguesa da série televisiva “Isto é Matemática” apresentada pelo matemático
Rogério Martins, disponível no Youtube .
Universidade
Sénior de Azeitão
Ano letivo 2013/2014
Disciplina:
Introdução à informática
Tema
|
Conteúdos
|
Introdução às
Tecnologias da Informação e Comunicação
|
·
Conceitos básicos
·
Estrutura básica de um computador
·
Noções básicas de funcionamento de um computador
|
Introdução a um
sistema operativo em ambiente gráfico
|
·
Ambiente gráfico
·
Ferramentas de trabalho
|
Introdução à
Internet e à utilização dos seus serviços
|
· Navegação
na Web utilizando um Browser
·
Utilização de uma aplicação para Correio
Eletrónico
|
Processamento de
texto
|
·
Conceitos básicos
·
Criação de documentos
·
Edição e formatação de documentos
|
Criação de Apresentações
|
·
Conceitos básicos
·
Criação de apresentações
·
Apresentação de diapositivos
|
Folha de cálculo
|
·
Conceitos básicos
·
Utilização de ferramentas simples
|
Os temas e
respetivos conteúdos são abordados e aprofundados tendo em consideração o ritmo
de aprendizagem dos formandos.
Professora Rosária Rodrigues
Programa
|
Ano 2013/2014
|
Informática II
|
Eusébia Santos
Programa
disciplina Informática II. Ano letivo 2013-2014. Universidade Sénior de
Azeitão.
|
Informática II
Programa para o ano letivo 2013/2014
Após
conclusão deste Módulo os participantes deverão ter adquirido conhecimentos,
ficando aptos a utilizar um computador, de forma prática e intuitiva, permitindo
realizar algumas tarefas quotidianas, dominando técnicas de modo a tirar o
máximo partido do equipamento.
Objetivos
Específicos - No final do
Módulo os participantes deverão:
-
Saber usar, na prática, os produtos componentes do Microsoft Office (processador
de texto Word, folha de cálculo Excel e apresentações Power Point).
-
Ter noções sobre correio eletrónico: criação, gestão e manutenção de uma conta.
-
Saber
gerir mensagens de e-mail e controlar os seus anexos.
- Saber como pesquisar (livros, revistas, enciclopédias, jornais e
outros suportes de informação) nos formatos tradicionais.
- Além da capacidade de pesquisar,
saber tratar, guardar, produzir e partilhar informação.
-
Conhecer algo mais sobre navegação na Internet, nomeadamente, redes sociais e motores
de busca.
-
Conhecer a importância da segurança informática necessária a vários níveis, tanto
no acesso à Internet e ao correio electrónico, como na utilização simples do computador.
Técnicas
Pedagógicas a utilizar
-Partilha
de experiências, simulações, “quizzes” técnico/temáticos, trabalhos individuais
e de grupo.
-
Demonstrações e exercícios práticos.
Disciplina: Multimédia
Nível: Iniciação
Professor: José Venâncio dos
Santos
Professor – adjunto: Fernando
Neves
Objectivo principal: Tendo
por base fotos, vídeos e áudio (sons e musicas) criar pequenos filmes
recorrendo a diversos programas grátis, para instalação no computador ou online
(em linha).
Duração da aula semanal: 2/2,5
Horas
Nº de alunos por classe: 12 a 20
Perfil do aluno:
·
Utilizador com
conhecimento básico de informática e utilização de internet.
·
Gosto pela fotografia e/ou
vídeo na óptica de fotógrafo amador.
·
Algum conhecimento da
língua Inglesa será útil mas não impeditivo.
Necessidades básicas para o
leccionamento da disciplina:
·
Sala com equipamento
(secretária e cadeira) minimamente confortável para o utilizador
·
Acesso a internet via wireless
com capacidade de utilização relacionada com número de alunos e professor.
·
Computadores com
capacidade para poder trabalhar fotos, áudio e vídeo. Preferencialmente Win 7.
·
Em alternativa os alunos
poderão usar os seus equipamentos, devendo nesse caso a Universidade
providenciar acessos para ligação dos mesmos.
·
Projector e ecrã
Programas a utilizar:
A utilização dos diversos
programas, quer para instalação, quer para utilização on-line serão indicados
progressivamente com a aprendizagem evolutiva dos alunos.
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