domingo, 27 de outubro de 2013

Abertura oficial do Ano Lectivo 2013/14


No dia 26 de outubro, teve lugar a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo da USAZ (Universidade Sénior de Azeitão) - Associação Cultural de Azeitão, no salão nobre da Junta de Freguesia em Vendas de Azeitão e na presença  dos representantes dos órgãos autárquicos que nos têm vindo a apoiar: Dr. Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal e Dr. David Marques, da Junta de Freguesia de Azeitão (S. Simão e S. Lourenço).
Após os discursos protocolares, actuou o coro da USAZ, ao que se seguiu o lançamento do livro PLURAL - IDADES e beberete (este, na sede da USAZ - ACA).
Feliz ano para todos nós e todos os amigos que connosco convivem, colaboram e nos ajudam a ser mais e mais felizes.
Segue discurso proferido na cerimónia pela Presidente da Direcção, Ana Machete:

"É com grande prazer que me dirijo a todos aqui presentes, dando-lhes as boas vindas, nesta pequena cerimónia que marca o início de mais um ano letivo na Universidade Sénior de Azeitão e na qual faremos o lançamento do nosso tão esperado Livro do Ano.
Aos novos alunos, que iniciam este ano uma nova fase nas suas vidas e aos alunos mais antigos que querem continuar nesta universidade, onde se privilegiam a aprendizagem e o são convívio: Sejam bem-vindos!
Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Setúbal, à ex-Junta de Freguesia de S. Simão e aos seus órgãos máximos, pela confiança que desde início depositaram neste projeto e pela total disponibilidade e apoio que demonstraram.

Esperamos contar com igual apoio do executivo da Junta de Freguesia de Azeitão neste novo ciclo autárquico.
Uma palavra de reconhecimento a todos os que connosco têm estado e trabalhado ao longo destes mais de três anos, professores voluntários, alunos, e também as entidades parceiras pertencentes à comunidade, que contribuíram e partilharam dos pequenos sucessos e conquistas da USAz.
Uma palavra de agradecimento a todos os que continuam a contribuir para o crescimento desta associação. É convosco que se pretende construir uma universidade cada vez mais dinâmica e capaz de responder às necessidades do coletivo e de cada um de nós.

Na USAZ temos como missão a dinamização das atividades educacionais, em regime não formal e sem fins de certificação, no contexto da formação ao longo da vida, e a promoção do convívio entre os associados, por forma a fornecer-lhes um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação social.
Defendemos que o acréscimo de saber, o convívio e o interesse pelo mundo que nos rodeia, contribuem para o aumento da qualidade de vida, da saúde e da felicidade em todas as etapas da vida. Achamos, por isso, que a USAz tem também, para além do seu alcance cultural, uma função social importante na vida dos seniores.
Passados mais de três anos de atividade, é altura de fazer um balanço:

Durante os anos letivos anteriores, procurámos dar-nos a conhecer, integrar-nos e reforçar a nossa relação com a comunidade, através de parcerias, da participação e colaboração em atividades temáticas e eventos locais. Pretendemos relacionar-nos com as empresas, as associações e com a comunidade envolvente, numa colaboração benéfica para todos;
Em 2012 legalizámos a USAZ-Associação Cultural de Azeitão, com o objetivo de dar continuidade à nossa Universidade Sénior;
Nestes dois anos letivos 2012-13 e 2013-14, entraram para a Associação 143 associados dos quais 107 são alunos da Universidade. Só este ano recebemos 40 novas inscrições. Temos ao todo 31 disciplinas: 18 teóricas, 11 práticas e de 2 de atividade física, com um total de 25 professores;

Começámos a nossa atividade utilizando o salão do Solidó, depois crescemos para uma sala no pavilhão do GDMUP. Posteriormente passámos a utilizar a sala de reuniões da delegação de ex-Junta de freguesia de S. Simão em Brejos e o r/c da antiga sede da referida Junta, que é atualmente a nossa sede;
Presentemente temos também atividade letiva na sede da Junta de Freguesia de Azeitão e mais outro espaço na delegação de Brejos. Em parceria com a autarquia local foram realizadas obras de remodelação no 1º andar da nossa sede, que também nos foi cedido, e onde já funcionam aulas. Ao todo, dispomos de 5 espaços destinados às atividades letivas;
Fizemos exposições de pintura e fotografia no salão da Cooperativa de Habitação de Vendas;
No Museu Sebastião da Gama fizemos uma exposição dos trabalhos realizados em Costura e Bordados e fazemos, duas vezes por ano, exposições coletivas de pintura.  No final deste ano letivo haverá uma exposição temática, integrada nas comemorações do 90º aniversário do nascimento do poeta e pedagogo de Azeitão; Promovemos mensalmente um evento cultural, decorrente de um protocolo com o Museu. Hoje mesmo o Professor Joaquim Pinto proferiu uma palestra com o tema: Do Sujeito psicológico ao Sujeito essencial: uma análise… de (em) Alberto Caeiro e para 30 de Novembro está agendado o lançamento do livro de sua autoria “As Montanhas de Palinga”;
Sebastião da Gama será também objeto de estudo e noutras disciplinas: Literatura, Fotografia e Ciências Naturais;
Há ainda outros projetos e atividades em curso: O título Plural-Idades vai corresponder à nossa Revista Digital, integrada na disciplina de Multimédia;
Queremos por em funcionamento a  Biblioteca;
Vamos realizar visitas de estudo no âmbito da Tertúlia de Artes e Saberes e planeamos efetuar uma viagem de encerramento do ano.

Caros amigos, a USAz permite-nos dar um novo incentivo às nossas vidas, proporcionando-nos mais conhecimentos, novos relacionamentos, novas vivências e experiências renovadas.

O nosso sucesso tem que ser construído com a colaboração de  todos, alunos, professores, poder local e entidades parceiras, com muita disponibilidade, esforço e dedicação. Só desta forma conseguiremos atingir os objectivos que nos propomos.

Pensamos que, através de uma atitude pró-ativa, com a participação e a colaboração dos associados e da comunidade, poderemos fazer mais e melhor. Deixo aqui, a todos os presentes que integram este projeto, o convite à participação.
A todos: professores e alunos bem vindos e um ano letivo muito proveitoso!
Tenham sempre presente o nosso lema, Saber: Dar e receber.
Muito obrigada."

Sem comentários:

Enviar um comentário